Read Karingana ua Karingana by José Craveirinha Free Online


Ebook Karingana ua Karingana by José Craveirinha read! Book Title: Karingana ua Karingana
The author of the book: José Craveirinha
ISBN: No data
ISBN 13: No data
Language: English
Edition: Associação dos Escritores Moçambicanos
Date of issue: 1995
Format files: PDF
The size of the: 624 KB
City - Country: No data
Loaded: 2379 times
Reader ratings: 7.9

Read full description of the books:



There is something very pure in african poetry - a great sense of connection with the continent itself, with Earth, with love, with women, passion and sex. However, José Craveirinha, son of a portuguese father, starts to incline towards an afro-futurism in "Karingana ua Karingana", a poem compilation, in an embrance of all that is good and of the city at the same time as nature itself and of the the city as a part of its own nature. A great read with very addictive poems, to which I'll have to get back to to remember the sheer force of writing that is José Craveirinha.


Download Karingana ua Karingana PDF Karingana ua Karingana PDF
Download Karingana ua Karingana ERUB Karingana ua Karingana PDF
Download Karingana ua Karingana DOC Karingana ua Karingana PDF
Download Karingana ua Karingana TXT Karingana ua Karingana PDF



Read information about the author

Ebook Karingana ua Karingana read Online!
Escritor moçambicano, José Craveirinha nasceu a 28 de Maio de 1922, em Lourenço Marques (actual Maputo), e faleceu a 6 de Fevereiro de 2003, na África do Sul. Filho de pai algarvio, cuja família partira para Moçambique em 1908 em busca de fortuna, estudou na escola «Primeiro de Janeiro», pertencente à Maçonaria. Ainda adolescente, começou a frequentar a Associação Africana. Colaborou n'O Brado Africano, que tratava de assuntos de carácter local e que dissessem principalmente respeito à faixa da população mais desprotegida. Fez campanha contra o racismo no Notícias , onde trabalhava, tendo sido o primeiro jornalista oficialmente sindicalizado. Em 1958, começou a trabalhar também na Imprensa Nacional. Continuou no Notícias até à fundação do jornal A Tribuna , em 1962. Entre 1964 e 1968 esteve preso, em virtude da sua ligação à FRELIMO, mas teve a oportunidade de conhecer na prisão o pintor Malangatana.

Começou a escrever cedo, mas a sua poesia demorou a ser publicada. Em Lisboa, a primeira obra a surgir foi Xigubo , em 1964, através da Casa dos Estudantes do Império. A partir de determinada altura, a consciência política do autor passou a reflectir-se em obras como O Grito e O Tambor.

José Craveirinha é um poeta que sofreu a influência dos surrealistas e que tem uma veia muito popular. A sua poesia possui um carácter social que radica nas camadas mais profundas do povo moçambicano.

Escritor de ligações afectivas com Portugal, foi-lhe atribuído o Prémio Camões em 1991 e recebeu condecorações dos presidentes de Portugal e de Moçambique, Jorge Sampaio e Joaquim Chissano respectivamente.

Vice-presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, escritor galardoado com o prémio "Vida Literária" da Associação de Escritores Moçambicanos, foi homenageado no dia 28 de Maio de 2002, na sequência da iniciativa do governo moçambicano em consagrar o ano de 2002 a José Craveirinha.

(Fonte: http://www.pluraleditores.co.mz/PLE04... )


Reviews of the Karingana ua Karingana


NOAH

One breath reads!

FRANKIE

Pozitivnenko, but naпve to the ugly.

TILLY

Strongly recommend

WILLIAM

Not when you can say the book is better.

EMMA

A book that really liked it!




Add a comment




Download EBOOK Karingana ua Karingana by José Craveirinha Online free

PDF: karingana-ua-karingana.pdf Karingana ua Karingana PDF
ERUB: karingana-ua-karingana.epub Karingana ua Karingana ERUB
DOC: karingana-ua-karingana.doc Karingana ua Karingana DOC
TXT: karingana-ua-karingana.txt Karingana ua Karingana TXT